Projetos Atuais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Internacional em Educação Musical

O Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil) e o Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário oferecem o curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Internacional de Educação Musical.
O objetivo geral deste curso é aprimorar e atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam nas áreas de educação, música ou artes integrando prática, crítica e reflexão, capacitando-os para intervir de maneira transformadora e sensível na realidade de suas escolas ou de seus ambientes de trabalho, tornando-os aptos a atuarem nos contextos culturais instituídos e emergentes comprometidos com a comunidade.
Entre os objetivos específicos citam-se: aprofundar conhecimentos teóricos e práticos de música, educação e inclusão; compreender referenciais teóricos filosóficos, estéticos, históricos e musicais visando um aprimoramento do conhecimento da música; construir propostas pedagógico-musicais para crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade; preparando o professor de música para enfrentar as demandas do século XXI.
Todos os cursos de extensão oferecidos pelo Fladem Brasil e CBM CEU são ministrados por significativos músicos, educadores, pesquisadores e estudiosos envolvidos na formação de professores e interessados por Educação Musical. O curso em 2019 assume seu caráter internacional, já que por ano recebemos professores de vários países das Américas (Norte e Latina), assim como África, Europa e Oriente Médio.
Para a inscrição os candidatos deverão se associar ao FLADEM.
Os créditos dos alunos que concluírem os cursos de extensão do Fladem Brasil e CBM CEU contarão como cumprimento de parte da carga horária total de 360h presenciais. Cada curso de extensão será considerado como uma disciplina do curso de Pós-Graduação. Serão aceitos os graduados em qualquer curso superior que possuam suficientes conhecimentos de música. Os candidatos serão entrevistados, e para a conclusão os pós-graduandos deverão frequentar a disciplina de Metodologia da Pesquisa, a Orientação de Monografia além das demais e apresentar o trabalho final de curso para uma banca.

Certificado: Especialização Internacional de Educação Musical
Coordenação: Adriana Rodrigues Didier

Fórum Latinoamericano de Educação Musical

Sempre ouvi Cecilia Conde falar do Foro Latinoamericano de Educación Musical o FLADEM.

Mas só tive a dimensão do que realmente representava quando fui a Montevidéu, no Seminário em 2013.

Como a maioria dos brasileiros, infelizmente meu olhar e meus ouvidos estavam mais voltados para a princesa fenícia (ou seria a rainha de Creta?), a Europa.

Conviver com Cecilia Conde me fez sentir vergonha do meu total desconhecimento da cultura latinoamericana.

Conheci a fundadora e maior referência em educação musical da América Latina Violeta de Gainza durante minha graduação em Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música.

Hoje, além de amiga muito querida, penso que sua bibliografia deveria ser obrigatória em todas as licenciaturas em música no Brasil. A participação do Brasil no FLADEM foi significativa desde sua criação e devemos esse feito pelo esforço principalmente de Marisa Fonterrada, Sonia Albano e Teca Alencar de Brito que acreditaram e insistiram (apesar de todos os percalços), na importância da presença brasileira fazendo coro junto à latinoamérica.

Assumi a Presidência do Fladem Brasil de 2013 a 2017 e hoje estou na vice-presidência do FLADEM Internacional.

E o que é ser flademiano? A origem da palavra “fórum” vem do latim, significando “praça pública”.

Quem já participou de um Seminário do FLADEM, viveu esse encontro como numa praça pública, onde todos são convidados a ouvir e a serem ouvidos. Não é fácil ser educador musical latinoamericano, assim como ser aberto e ousado em suas propostas; o peso das amarras carregadas por séculos nos deixaram marcas, o peso da escravidão às ideologias, aos métodos e ao hemisfério norte nos deixaram feridas ainda abertas, e por isso a luta ao encontro da nossa latinoamericanidade.

Na busca de uma identidade latinoamericana, pensamos que essa abertura pode ser o disparador de um processo reflexivo sobre a educação musical. E assim, valorizando a participação e contribuição de todos, inspirando-os a refletir criticamente, o FLADEM busca com suas ações ampliar a multiplicidade de vozes que tecem a América Latina.

SARAVÁ FLADEM!

Informações: www.fladem.info www.fladembrasil.com.br

Programa Concertante

Para mim não existe nada melhor do que ouvir música ao vivo, a que acontece ali na hora. Perceber a afinação dos instrumentos, a respiração dos cantores, a emoção das crianças que participam, o frio na barriga quando quebra uma corda ou voa uma partitura e por aí vai. Mas, como frequentar esses espaços de música de concerto? Será que podemos levar a orquestra para dentro da escola?
Para isso desenvolvemos o Projeto Concertante, que se adequa a cada necessidade, a cada público, a cada espaço. Vamos conhecer?