sáb., 23 de jan. | Evento Online

O pandeiro e o ensino de ritmos

Professora: Clarice Magalhães O curso tem como objetivo ensinar a técnica básica do pandeiro com foco no uso do instrumento por professores de música tanto em sala de aula como para o próprio aprimoramento do entendimento da perspectiva rítmica da música.

Horário e local

23 de jan. 09:00 – 12:00
Evento Online

Sobre o evento

• O pandeiro brasileiro tem sido chamado de “bateria de bolso”; graças à sua versatilidade e portabilidade. Clarice Magalhães lançou em 2019 um material didático que ensina a tocar pandeiro valorizando esse lado coringa, mostrando que, além de conseguir sintetizar frases rítmicas de qualquer outro instrumento de percussão, o pandeiro possui um mecanismo binário que nos facilita ensinar sobre todos os tipos de ritmo. O curso tem como objetivo ensinar a técnica básica do pandeiro com foco no uso do instrumento por professores de música tanto em sala de aula como para o próprio aprimoramento do entendimento da perspectiva rítmica da música.

Clarice Magalhães Em 1996 fez um curso de pandeiro com o percussionista Marcos Suzano e desde então não parou de tocar. Ao se envolver com o samba e o choro frequentando rodas que se multiplicavam pelo Rio de Janeiro, aprimorou sua forma de acompanhar regionais dos gêneros cariocas. Desde 2000 é pandeirista do grupo Choro na Feira com o qual tocou em centenas de bailes, festivais de música e shows dentro e fora do Brasil e tem 4 cds gravados. Em 2008 formou-se no Bacharelado em Música Popular Brasileira na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Na mesma universidade ministrou durante 3 anos (2005 a 2008) o curso de extensão “Pandeiro - Estilo brasileiro”; sob a orientação do professor Rodolfo Cardoso. Em 2009 lançou seu cd como cantora pela gravadora Cedro Rosa. Desde 2010 dá aulas de pandeiro na escola Maracatu Brasil. Lá, em 2011, criou a Orquestra de Pandeiros Tum Tá Que Tá, formada por seus alunos. Em 2019 lançou um material didático (livro + canal no YouTube) fruto de sua pesquisa no Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais da UniRio.

_______________________________________________________________________________________________

Os cursos estão acontecendo aos sábados das 9h às 12h, com 3h de carga horária no certificado. As inscrições são realizadas através da plataforma Sympla e os cursos online estão no valor de R$55 para inscrições padrão ou R$45 para associados ao FLADEM (Lote 1/antecipado). Inscrição em nossa página na Sympla: https://www.sympla.com.br/poscbmfladem

Compartilhe este evento