sáb., 30 de jan. | Evento Online

Funk nas escolas: silêncio e ruídos das salas de aulas

Professor: Samuel Lima O curso irá trabalhar os conceitos de silêncio, ruído e diáspora, a partir de um debate com a educação musical focada no cotidiano, onde o funk faz parte do setlist das escolas do Brasil.

Horário e local

30 de jan. 09:00 – 12:00
Evento Online

Sobre o evento

• O curso irá trabalhar os conceitos de silêncio, ruído e diáspora, a partir de um debate com a educação musical focada no cotidiano, onde o funk faz parte do setlist das escolas do Brasil. Durante o conteúdo lecionado, acontecerão discussões em favor da diferença, onde a diversidade e pluralidade musical tornam-se causas sociais e efeitos conflituosos a serem atendidos.

Apresentação: A aula abordará conceitos para pensarmos a educação musical como prática capaz de oferecer sons que mostra a contradição na exclamação “Somos todos iguais!”. Com isso, o funk será a presença social musical do Brasil assumida entre o silêncio e o ruído (SHAFER, 1991), a descolonização (FANON, 1968) e a diária libertação (FREIRE, 1987), diante de reflexões sobre a crise ontológica dentro da escola.

Objetivo: Quais serão os barulhos da rua que estarão nas escolas do Brasil pós-Covid 19? “Funk nas escolas” é um curso para criar questões, no objetivo de contribuir em pesquisas e/ou iniciativas favorecedoras da educação musical, sobretudo nas escolas, o que oportuniza a recomendação de ações de ruptura, os acolhimentos do desconhecido geralmente tratado como desnecessário, desqualificado, condenado, oprimido.

Desenvolvimento: Descolonizar é ouvir o silêncio, o som dos sonhos que permitem práticas de histórias próprias, possibilitando acolhimentos necessários dentro de uma escola, porque são acolhimentos necessários da vida, logo, fora da escola.

Samuel Lima - Doutorando em Educação (ProPEd-UERJ), Mestre em Cultura, Comunicação e Educação (FEBF-UERJ), Assistente Social (UNISUAM) e Produtor Executivo do selo musical Lotação Records.____

_______________________________________________________________________________________________

Os cursos estão acontecendo aos sábados das 9h às 12h, com 3h de carga horária no certificado.  As inscrições são realizadas através da plataforma Sympla e os cursos online estão no valor de R$55 para inscrições padrão ou R$45 para associados ao FLADEM (Lote 1/antecipado). Inscrição em nossa página na Sympla: https://www.sympla.com.br/poscbmfladem

Compartilhe este evento