sáb., 09 de jan. | Evento Online

Danças, Conversas e Transbordamentos das Culturas Populares

Professor: Lucio Sanfilippo Apresentação do universo cultural brasileiro produzido predominantemente pela matriz africana e seus descendentes, principalmente por intermédio da dança, do ritmo, permeados pela religiosidade.

Horário e local

09 de jan. 09:00 – 12:00
Evento Online

Sobre o evento

Apresentação do universo cultural brasileiro produzido predominantemente pela matriz africana e seus descendentes, principalmente por intermédio da dança, do ritmo, permeados pela religiosidade. Em cumprimento à lei 10.639/03 (agora modificada pela lei 11.645/08), trazer à tona a discussão acadêmica sobre a importância do conhecimento e da história contada pelas manifestações populares no campo do gesto e da musicalidade – artes corporais. Vivenciar de forma básica algumas manifestações culturais e experimentar o prazer de aprender e trocar informações, envolvidos pelo ambiente lúdico. Jongo (da Serrinha), Coco, Maracatu, Ciranda e alguns complexos culturais de candomblé como Ijexá e Agueré Lucio Sanfilippo.

Lucio Sanfilippoé cantor, compositor, professor de Educação Física, jornalista, mestre e doutorando em Educação. Tem 4 cds gravados – Cordel das Fitas, Canções de Amor ao Leo, A Flor do Velho Engenho e Do Reino da Pedra Miúda. Em 1997, em contato com as aulas de Educação Física, Folclore e Cultura Popular do Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ com a Prof.ª Drª Zezé do Folclore, começou a entender que suas carreiras artística e acadêmica eram atravessadas pelas culturas populares transbordadas das religiosidades afro-brasileiras a que desde criança foi integrado. Sua monografia em Comunicação foi sobre Aracy de Almeida, uma das maiores cantoras brasileiras; em Educação Física, sobre o Jongo; dissertação de Mestrado sobre o Agueré de Oxóssi e a tese de Doutoramento em andamento, sobre a Festa, seus transbordamentos e potencialidades na escola, na rua e nos candomblé. No final dos anos 2000, foi convidado a montar uma ementa sobre Musicalidade e Expressão Corporal para a pós graduação África-Brasil: Laços e Diferenças, de Teresa Salgado na Atlântica Educacional, conveniada à UCP de Petrópolis. Daí, para a Argentina, Haiti e projeto de formação de professores. Sanfilippo traz para as trocas neste curso suas experiências com as oficinas de dança do final dos anos 90 que, 20 anos depois, enriquecem-se ainda mais das vivências acadêmicas, populares e especificamente religiosas.

_______________________________________________________________________________________________

Os cursos estão acontecendo aos sábados das 9h às 12h, com 3h de carga horária no certificado.  As inscrições são realizadas através da plataforma Sympla e os cursos online estão no valor de R$55 para inscrições padrão ou R$45 para associados ao FLADEM (Lote 1/antecipado). Inscrição em nossa página na Sympla: https://www.sympla.com.br/poscbmfladem

Agenda


  • 3 horas

    teste

Compartilhe este evento