Cursos de Outono 2020

Horário: 9h às 17h.

Local: Conservatório Brasileiro de Música | Av. Graça Aranha, 57/12º. RJ Metro Cinelândia.
 

Investimento: Antecipado R$110/150, no dia R$120/160 Alunos CBM e Associados FLADEM (fladembrasil.com.br); (poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.com)
 

Coordenação: Adriana Rodrigues (021) 99804-3838
 

Email: poseducacaomusicalfladembrasil@gmail.comcomunicacao.posfladembrasil@gmail.com

Saiba mais: www.fladembrasil.com.br

22/8/2020

Prof: Laura Longo (SP)

Leitura Musical ao Instrumento - os olhares dos olhos

Nesse curso pretende-se apresentar várias possibilidades de se abordar a leitura musical com os alunos, buscando abarcar alguns processos que podem ser realizados para a compreensão e memorização dos símbolos musicais.

29/8/2020

Coqui Dutto (Argentina)

Palavras que soam, sons que contam

No curso, desenvolveremos atividades lúdicas que favorecem o contato expressivo com palavras e narração. O idioma pode ser um obstáculo se a abordagem da palavra estiver ligada apenas ao seu significado direto, mas pode abrir um horizonte novo e altamente enriquecedor se for considerada uma experiência lúdica e sonora.

5/9/2020

Prof: Glauber Resende (UFRJ)

Educação Musical e gênero: músicas, artistas e metodologias na América Latina

Este curso tem como objetivo apresentar perspectivas de Educação Musical tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior que traga uma discussão sobre músicas, artistas e algumas abordagens metodológicas que operam com a perspectiva de gênero, com foco naquelas perspectivas epistemológicas produzidas no bojo da cultura latinoamericana. 

12/9/2020

Prof: Monica de Oliveira (Rio)

A educação musical transgressiva e a música eletrônica afro-americana: Um olhar musical socialmente dirigido sobre o potencial pedagógico da música de pista

Este curso tem como proposta oferecer um panorama de estilos musicais eletrônicos afro-americanos, a música de pista, visando tanto uma ampliação de possibilidades de repertório musical escolares, quanto uma reflexão crítica sobre aspectos sociológicos da música.

19/9/2020

Prof: Ritamaria (São Paulo)

Vetores da escuta

O propósito desta oficina é trabalhar a escuta em suas diversas dimensões. Oferecer às participantes um espaço dedicado à escuta; Mapear as diversas camadas da escuta (de si, do outro, do ambiente; focal, multidirecional, global; do corpo, elaborações e pensamentos); Construir coletivamente o conceito de Lugar de Escuta; Realizar atividades de escuta que podem fazer parte do cotidiano das pessoas participantes em seu fazer como educadoras musicais; Refletir coletivamente sobre nossas atitudes enquanto educadoras através do conhecimento que a escuta nos oferece; Cartografar as escutas em nível individual e coletivo.

26/9/2020

Profs: Roda de Palhaços (Rio)

O Canto dos Bobos

O Roda de Palhaço é um projeto artístico que desde 2016 promove o encontro de palhaços e crianças em dois hospitais públicos. Durante o ano, uma dupla de palhaços visita duas vezes por semana as enfermarias pediátricas, realizando intervenções leito a leito.

3/10/2020

Prof: Regina Marcia (Rio)

Infantilar. Sem rinoceronte, sem camelo. Cadê o conteúdo que estava aqui?

10/10/2020

Prof: Denize Vieira (Rio)

CantoMusicante - ampliando o repertório para ensino de música através de canções

17/10/2020

Prof: Arthur Dutra (RJ)

Didática e cultura de audição: por um ensino personalizado na improvisação e na musicalização

24/10/2020

Prof: Lucilene (São Paulo)

EM BREVE

31/10/2020

Prof: Magda Mawaca (São Paulo)

A música no universo indígena

O minicurso A música no universo indígena visa propiciar uma aproximação com as culturas dos povos originários, e conscientizar estudantes e professores de música sobre a diversidade sonora indígena, contribuindo para a desconstrução de preconceitos e dos equívocos sobre a vida e história desses povos, herdados ao longo de séculos, promovendo, assim, o respeito e a valorização merecida aos povos originários.Propõe escuta e algumas atividades online com as tradições de alguns grupos indígenas como Kambeba, Krenak, Paiter Suruí, Ikolen-Gavião, Guarani, Yudjá, Xavante, Kaingang entre outros.

7/11/2020

Prof: Ethel Batres (Guatemala)

E depois do fim do mundo... Que faremos na educação musical?

14/11/2020

Prof: Teca Alencar de Brito (São Paulo)

EM BREVE

21/11/2020

Prof: Eric Giles (Argentina)

EM BREVE

28/11/2020

Prof: Estevão (São Paulo)

A dança percussiva das colheres

Sim, vamos dançar com as colheres! Este simples objeto que usamos para comer é um instrumento percussivo popular em diversos lugares do mundo: Espanha, Turquia, Canadá, Colômbia, Irlanda, Rússia... Vamos tocar as colheres usando todo o nosso corpo como um instrumento musical. Cada dança que vamos aprender contém técnicas colherísticas tradicionais de inúmeros países.

5/12/2020

Prof: Malena Hermann

EM BREVE

Please reload

Leitura Musical ao Instrumento - os olhares dos olhos

Adicione seu conteúdo ou conecte ao banco de dados.

22/08/2020

Prof: Laura Longo (SP)